VNC no Ubuntu

De LinuxPédia
Ir para: navegação, pesquisa

VNC é um protocolo que permite que um computador seja visto e controlado remotamente via GUI através da Internet

O protocolo VNC (RFB) é muito simples baseado apenas em um gráfico primitivo indo do servidor para o cliente e mensagens de eventos fluindo do cliente para o servidor.

  • O servidor VNC é o programa que roda na máquina que compartilha a sua área de trabalho. O servidor permite que o cliente tome controle dele.
  • O cliente VNC (ou viewer) é o programa que visualiza, controle e interage com o servidor. O cliente que controla o servidor VNC.

A porta padrão do VNC é a [TCP] 5900. Uma característica interessante do VNC é que ele é multiplataforma, o que significa que podemos acessar um sistema windows a partir de um Linux e vice versa.

Obs: Como o Vino utiliza uma criptografia por padrão, para que seja possível acessar um servidor Linux com Vino através de um dispositivo Windows é necessário Tirar criptografia do vino.

Obs de segurança: A senha é enviada de forma criptografada mas o resto da sessão ocorre de forma não criptografada o que torna possível a captura e interpretação do que foi ocorrido na sessão. Por esse motivo existem soluções pare criptografar esse fluxo como por exemplo tunelar o VNC no SSH (SSVNC no Ubuntu).

O Ubuntu tem um cliente e servidor VNC por padrão que são:

Server = Vino  (Compartilhamento de Ambiente de Trabalho na Central de programas)
Viewer = Vinagre (Visualização de área de trabalho remota na Central de programas)

Servidor

Instalação

Abrir a Central de programas e buscar por Compartilhamento de Ambiente de Trabalho ou VNC.

A opção a ser instalada vai aparecer.

VNC1.jpg

Se não tiver instalado basta clicar em Instalar, colocar a senha do usuário quando pedir e pronto!


Utilização

Depois de instalado basta chamar o programa (Compartilhamento de área de trabalho remota) e configurá-lo. Ele tem a seguinte configuração via GUI:


VNC2.jpg


Nessa configuração podemos definir se o usuário pode só ver o desktop (Marcando checkbox Permitir que outros vejam sua área de trabalho) ou para ver e controlar (Marcando permitir que outros controlem sua área de trabalho).

Em segurança podemos determinar a forma de autenticação da sessão que são:

Você deve confirmar cada acesso à esta máquina – Cada vez que alguém tentar conectar no seu sistema uma tela de confirmação aparece para confirmar o acesso a ela.


Exigir que o usuário digite a senha (recomendado) – Para acessar o sistema é necessário prover uma senha combinada para ter acesso a máquina.


Agora a parte do servidor está feita ele está pronto para receber conexões externas de clientes VNC.

OBS: No caso do Dispositivo estar atrás de um NAT é necessário fazer um encaminhamento de porta no roteador que possui o IP público. Em alguns casos pode ser necessário um DNS dinâmico.


Para acessar o computador com a área de trabalho remota iremos utilizar o visualizador de área de trabalho remota disponível na central de programas do Ubuntu.


Cliente

Instalação

Abrir a Central de programas e buscar por Visualização de área de trabalho remota ou VNC.

A opção a ser instalada vai aparecer.

VNC3.jpg

e não tiver instalado basta clicar em Instalar, colocar a senha do usuário quando pedir e pronto!


Utilização

Depois de instalado basta chamar o programa (Visualização de área de trabalho remota) e configurá-lo.


Ao abrir o programa clicar em Conectar para abrir as opções de conexão:

VNC4.jpg


No campo protocolo podemos escolher o tipo de conexão para acesso remoto queremos fazer. As opções são SSH, RDP ou VNC. Nesse caso a opção que vamos escolher é a VNC.


No campo Máquina colocamos o IP (ou o nome no caso do uso de DNS) do dispositivo que desejamos acessar.


Nas Opções do VNC podemos configurar a qualidade da imagem do VNC, quanto mais baixa, menor a qualidade da tela e maior a velocidade do acesso.